Laudo de Avaliação de Imóvel

O Laudo de Avaliação de Imóvel elaborado por engenheiro especializado é um documento imprescindível na determinação do valor de mercado de um imóvel, onde são considerados elementos comparativos de mercado, cálculos estatísticos e a depreciação do imóvel em cada caso específico, conforme determinado pela NBR 14653-Avaliação de Bens, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para executar uma avaliação de imóvel, além da vistoria obrigatória, é preciso também analisar seu potencial, seu aproveitamento econômico, sua vocação com base em conhecimentos do mercado local e suas tendências em relação à sua vizinhança, segurança e infraestrutura. A técnica preferentemente utilizada é o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, onde uma amostra atualizada com dados de mercado de imóveis com a mesma vocação e características é inserida em um modelo estatístico. O resultado é analisado de forma a oferecer ao avaliador as informações necessárias e validadas estatisticamente para determinar o valor de mercado atualizado do imóvel.

Como o mercado imobiliário é muito dinâmico, no sentido financeiro, o mesmo imóvel pode ser avaliado com diferentes valores em momentos diferentes, refletindo diretamente o mercado no qual está inserido. Desta forma, o laudo de avaliação de imóvel tem uma relação temporal. Dependendo da finalidade do laudo, as partes podem aceitar o laudo dentro de um prazo determinado em negociação. Em outros casos, um novo laudo de avaliação de imóvel deverá ser elaborado para garantir a determinação do valor real do imóvel no momento. É importante comentar que a avaliação de imóvel determina o valor real de mercado para o momento na qual foi solicitada.

​Exemplos de finalidades do laudo de avaliação de imóvel são: operações de compra e venda, partilha de bens, operações de garantia, atualização patrimonial, revisão de tributos, estudos de viabilidade de empreendimentos, renovação de contrato de aluguel, ou qualquer outra situação que envolva patrimônio imobiliário.